quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Atentado - Yasmina Khadra

“Podem te tirar tudo, teus bens, teus mais belos anos, todas as tuas alegrias e todos os teus méritos, até tua última roupa – sempre restarão teus sonhos para reinventar o mundo que te confiscaram”.

Esta é a visão do mundo para o médico Amin, personagem que narra a história escrita por Yasmina Khadra, surpreendido quando sua discreta esposa se envolve em um atentado, que resultou na morte de dezenove inocentes.
Shiem, esposa de Amin, amarrou bombas na cintura e entrou em um restaurante próximo ao hospital que o marido prestava serviços. Explodiu o que carregava e tornou-se kamikaze por convencimento de fundamentalistas.

A história é envolvente e relata as arriscadas aventuras do médico à procura dos responsáveis, quando ele próprio se torna um dos suspeitos para a polícia.
Vai à cidade onde o movimento fundamentalista aparelhou sua esposa e se surpreende com o envolvimento de parentes próximos. Quanto mais lutava para provar a inocência da mulher, maior era a decepção por ter mantido uma relação dissimulada só descoberta após o triste desfecho.

Informações sobre o autor - Yasmina Khadra é o pseudônimo literário do argelino Mohamed Moulessehoud. Recebeu o Prêmio dos Livreiros Franceses 2006. É considerado uma das grandes vozes da moderna literatura francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário