sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mãe e o sentido da vida – Irvin D. Yalom

O autor narra seis situações de psicoterapias voltadas para questões de pacientes com dificuldades de relacionamentos, medo da morte e sentimentos de perdas.
O texto entrelaça histórias e envolvimento do psiquiatra além das revelações autobiográficas a respeito das dificuldades, na infância, que interferiram na relação com a sua mãe.
As simbologias reveladas nos sonhos são usadas para indagações e busca de sentido dos sofrimentos na tentativa de encaminhar mudança comportamental que possam minimizar a angustia dos pacientes.

Ao escrever Quando Nietzsche chorou, Irvin criou um embate entre o doutor Josef Breuer e o filósofo Friedrich Nietzsche, agora, no texto em questão, o autor relata um embate contundente entre ele, o psiquiatra, e uma paciente, médica, que resolveu competir e interagir no tratamento de forma pouco comum, chegando a liderar grupos de debates de pessoas com câncer. Paula, a paciente, questiona o psiquiatra, e o acusa de traidor por não entender o seu afastamento.

Na primeira reunião com um dos grupos a paciente surpreendeu o psiquiatra com a leitura de uma parábola:  “ Um rabino teve uma conversa com o Senhor sobre o paraíso e o inferno. Vou mostrar-lhe o inferno, disse o Senhor, e levou o rabino para um aposento em que havia uma grande mesa redonda. As pessoas sentadas em volta dela estavam famintas e desesperadas. No centro da mesa havia uma enorme panela de cozido, com um cheiro tão delicioso que a boca do rabino se encheu de água. Cada pessoa em torno da mesa segurava uma colher com um cabo longuíssimo. Mas, apesar de as colheres alcançarem a panela, seus cabos eram mais compridos que os braços dos candidatos a comensais: assim, incapazes de levar o alimento à boca, nenhum deles conseguia comer. O rabino viu que seu sofrimento era realmente terrível.
“Agora, vou mostrar-lhe o paraíso”, disse o Senhor, e foram para outro aposento, exatamente igual ao primeiro. Lá estavam a mesma grande mesa redonda, a mesma panela de cozido. As pessoas, tal como antes, estavam munidas das mesmas colheres de cabo longuíssimo – mas lá, todas eram bem nutridas e cheinhas, riam e conversavam. O rabino não conseguiu entender. “è simples, mas exige uma certa habilidade”, disse o Senhor. “Nesta sala, como você vê, eles aprenderam a alimentar uns aos outros.”

O texto é recheado de informações técnicas, contudo pode ser compreendido pelo leitor pouco familiarizado com o estudo da psicanálise. A sua forma possibilita analise de quanto os sentimentos interferem na vida  quando os motivos não são identificados.

Informações sobre o autor – Irvin D. Yalom é um escritor americano, filho de imigrantes russos. Formou-se em psiquiatria na Universidade de Stanford. O seu primeiro romance foi “Quando Nietzsche Chorou”. Escreveu também “A Cura de Schopenhauer”, “Mentiras no divã”, “De Frente para o Sol” e “Os desafios da terapia”. 

Referência bibliográfica
Yalom, Irvin, 1931
Mãe e o sentido da vida: histórias de psicoterapia / Irvin D. Yalom; tradução de Lucia Ribeiro da Silva. -Rio de Janeiro: Agir, 2008.
246p.
Tradução de: Momma and the Meaning of Life
ISBN 978-85-220-0921-3
1. Psicoterapia – Estudo de casos – Ficção. I. Silva, Lucia Ribeiro da II.Título

Um comentário:

  1. Olá Eduardo,
    Estou passando rapidinho para agradecer a visita. Voltarei depois de amanhã, para ler com calma. Já vi que temos muito em comum. Também já li muitos livros daqui. Vou adorar as resenhas, vou refrescar a memória. Bjssss

    ResponderExcluir