segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Veronika Decide Morrer – Paulo Coelho

A falta de percepção de significado para a vida, originada por uma silenciosa depressão, induziu a jovem Veronika tentar suicídio usando um coquetel de comprimidos.
Desacordada, foi levada a uma clinica para pacientes com problemas mentais. Lá, deparou-se com uma situação inusitada: viu-se ludibriada pelo médico psiquiatra que a usou em experiências, objetivando ajudar o tratamento de outros internos.
Lúcida, apesar de ter sido convencida que lhe restava poucos dias de vida, a jovem tentou fugir da clinica e antecipar, mais uma vez, a sua morte, já que não encontrava motivos para aguardar a natureza se encarregar do fato.
Por sua vez, o médico, cônscio que Veronika ainda podia viver por muito tempo, se viu dividido em dar continuidade à experiência médica psicológica e mantê-la, na clinica, com segurança.

Quando da visita dos pais, Veronika tenta explicar que nada do que havia acontecido tinha fundamento na relação familiar.

Apesar de depressiva, a jovem tinha perfeita consciência dos acontecimentos e com a ajuda de outros pacientes conseguiu se desvencilhar da situação fugindo com um rapaz que havia bloqueado a fala, por sentimento de culpa, devido a morte de sua namorada em um acidente de carro.

O livro remete o leitor a refletir sobre a capacidade da mente em processar sentimentos que podem levar a comportamentos e atitudes que mascaram alternativas para a felicidade. Mostra, ainda, que a falta do autoconhecimento e da percepção de uma visão dimensional de coisas, tempo e temas que envolvem a aquietação, necessária ao aguardo de soluções aparentemente insolúveis, pode levar o indivíduo a atitudes divergentes da ordem natural da vida.

Paulo Coelho - Nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista. Vendeu mais de 100 milhões de livros, de acordo com a revista americana "Publishing Trends". O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 74 países, e vendeu mais de 35 milhões de exemplares. Este livro lhe rendeu em 2008 Prémio Guinness World Record pelo livro mais traduzido no mundo. ()

2 comentários:

  1. Um dos livros mais marcantes do escritor Paulo Coelho.
    ;)Boas Atmosferas.

    ResponderExcluir
  2. "Talvez todos devamos ser um pouco mais loucos, ou passar alguns dias em um lugar como esse para aprender o que é viver." Exatamente assim! Adorei! Estou louca para ler mais de Paulo Coelho!
    Encontrei esse aqui (para quem queira): http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Veronika-Decide-Morrer

    Mas alguém sabe onde posso encontrar outros títulos do autor para baixar? Brigada!

    ResponderExcluir