quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O Diabo – Leon Tolstói


Após a morte do pai, Evguêni descobriu que a família estava afundada em dívidas. Levantou os compromissos, largou o trabalho que tinha e assumiu a administração da fazenda. Mudou-se para a propriedade, juntamente com a sua mãe, Mária Pávlovna e se jogou de corpo e alma na tentativa de recuperar o tempo perdido.

Quando empregado, na cidade, tinha relacionamentos sexuais com moças cujos compromissos não eram exigidos. Pagava pelo sexo e vivia independente de envolvimentos sérios.
No campo, isolado, na busca de solução para a modernização da fazenda e viabilização financeira do negócio se incomodava com a falta de sexo.
Sem chamar a atenção dos empregados procurou um velho amigo do pai para ajudá-lo. Daí em diante, Stepanida, casada com um cocheiro que trabalhava em Moscou, passou a se encontrar com Evguêni e, em troca, recebia algum dinheiro.
Ela era o tipo de mulher que, na Russia, chamavam de “mulher de soldado”. Uma referencia aos soldados que passavam muito tempo fora de casa e suas mulheres, até para sobreviverem, mantinham relacionamentos com outros homens.
Evguêni conheceu Liza Ánnenskaia e a pediu em casamento, contrariando Mária Pávlovna, a qual gostaria que o seu filho casasse com uma mulher de família rica.
Um acidente com Liza, quando gestante, resultou em aborto e o fato que quase se repetiu na segunda gestação.
Apesar do amor que Evguêni tinha por Liza e a dedicação que ela devotava a ele e aos afazeres da casa, alguns fatos levaram o reencontro entre Evguêni e Stepanida.
Enquanto ele procurava afastar-se, Stepanida flertava.
Desesperado, apaixonado pela antiga amante, Evguêni lutou para não ceder aos seus desejos e às insinuações de Stepanida. Ao perceber que havia perdido o controle sobre si mesmo, Evguêni imaginou: “Ela é o diabo. É o próprio diabo. Matá-la? Sim. Só há duas saídas: ou matar minha esposa, ou matá-la. Porque é impossível viver dessa maneira.”

Tolstói construiu uma novela que mostra os conflitos nas relações conjugais, impondo, neste caso, ao homem a tarefa de decidir sobre o caminho a tomar. Colocou em campos opostos o prazer e o conforto familiar.
A história termina de forma drástica e mostra a vulnerabilidade da mente humana ao se conflitar com os seus próprios diabos.



Leon Tolstói - É considerado um dos maiores escritores de todos os tempos. Ficou famoso por tornar-se, na velhice, um pacifista, cujos textos e idéias batiam de frente com as igrejas e governos, pregando uma vida simples e em proximidade à natureza. Foi um dos grandes da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz e Anna Karenina. Morreu aos 82 anos, de pneumonia, durante uma fuga de sua casa, buscando viver uma vida simples.

Um comentário:

  1. Adorei o seu blog!
    Acabei de ler "A Felicidade Conjugal/O diabo", foram os primeiros livros de Tolstoi que li. E bastaram esses dois para ele já ser o meu autor russo favorito.
    Adorei a sua visão literária sobre o livro!

    ResponderExcluir