quarta-feira, 15 de abril de 2009

Água para elefantes - Sara Gruen

Jacob Jankowski com mais de 90 anos é o protagonista da história.
Hospede em uma casa de repouso conjectura: A idade é um ladrão terrível. Justamente quando se começa a entender melhor a vida, a idade nocauteia suas pernas e arqueia suas costas. Ela traz dores, lhe confunde a cabeça...”
 

Estudante do último ano de veterinária na universidade de Cornell nos Estados Unidos perde os pais em um acidente, sob os efeitos da crise de 1929. Sem alternativa para manter-se na cidade de Ithaca, pula sobre um trem em movimento e inicia uma aventura sobre o que ele chamou de “grande fera de aço”.

O texto intercala vivências na casa de repouso e lembranças de sua paixão por Marlena, estela do Circo Irmãos Benzini, mulher do esquizofrênico e malvado treinador de animais, August.
As perversidades impostas aos animais e a paixão por Marlena fizeram Jacob opor-se a August e ultrapassar o limite da coerência após a chegada da elefanta Rosie no circo.

O livro relata, superficialmente, a experiência de um idoso que perde a mulher vítima de câncer, detalha o escabroso tratamento dado aos animais de circo e entremeia atitudes amorosas não convencionais que, por sorte, favorecem a relação.
O texto é desprovido de encrencas filosóficas, possui uma linguagem direta e permite interessantes reflexões.

Informações sobre o autor - Sara Gruen é canadense, vive em Illionois nos Estados Unidos com a família, rodeada por animais. Escreveu outros livros ainda não editados no Brasil.

3 comentários:

  1. Oiii,
    Li esse livro em dezembro mas so agora comentei sobre ele, estou adicionando o link de outros blogs que encontrei que ja comentaram sobre a obra, posso adicionar o seu?
    Obrigada

    Julianne

    ResponderExcluir
  2. Já li muito sobre este livro e tudo bastante possitivo, mas nunca encontrei o livro à venda não dessisto de procurar.

    ;)Boas Atmosferas;)

    ResponderExcluir
  3. Baixei o livro... é muito bom. Amei!

    ResponderExcluir