sexta-feira, 25 de junho de 2010

Matusalém: Veredas do Destino – Itaberaba Sulz Lyra

O livro conta a história de um imigrante romeno que inicia uma caminhada pelo Brasil à procura de uma jovem.
Hospedou-se em um hotel, de segunda categoria, sob gestão da polonesa Kristina que tinha envolvimento com o policial Antenógenes Lima, conhecido como “Boca de Ouro”, em troca da garantia de segurança do negócio.
Kristina interessou-se pelo romeno e começou a tratá-lo diferente dos demais hóspedes.
Certo dia, por falar francês, foi convidado a se encontrar, em um bar, com um marinheiro francês. Daí em diante a aventura assume uma forma policial. “Boca de Ouro” foi agredido pelo marinheiro francês, Jean Marcel, e no tumulto outros personagens que não eram do agrado do policial, passaram, também, a ser suspeitos do crime, inclusive o imigrante romeno.
Para não ser preso o romeno fugiu juntamente com o marinheiro, causando surpresa a Kristina que se encontrava gestante do imigrante. 
Trabalharam em um curtume e ao receber uma proposta de promoção, que condicionava a mudança de domicílio, resolveu largar tudo para não ser reconhecido já que tinha mudado a sua identidade de Ivã Antonesco Utov para Matusalém.
Ao abandonar o emprego e seguir viagem no lombo de um animal, deparou-se com um olheiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Foi levado ao encontro do mesmo, caiu no agrado do cangaceiro que o presenteou com um punhal de sua coleção e o autorizou seguir a viagem em busca de novas fronteiras. Encontra Madailene, a mulher que motivou a aventura, e se depara com uma grande surpresa.

O livro é recheado de opiniões políticas e sociais. A história da aventura do apaixonado Ivã que migrou para o Brasil atrás da sua amada é cativante. O leitor percebe as sutilezas que envolvem as questões de uma sociedade pluralista que, em muitas oportunidades, procura esconder sua origem.
A linguagem é clara e a forma direta e objetiva. 
 
Informações sobre o autor – Itaberaba Sulz Lyra nasceu na cidade de Nova Viçosa, Bahia, se formou em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia. Trabalhou no sistema financeiro e exerceu o mandato de vereador na cidade de Salvador, além de outros cargos públicos.

Referência bibliográfica
Lyra, Itaberaba Sulz.
Matusalém: veredas do destino / Itaberaba Sulz Lyra. – Salvador: Helvécia, 2001.
240p. ; 21 cm
ISBN 85-87826-06-9

1.Literatura brasileira. I. Título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário