quinta-feira, 30 de abril de 2009

Um Lugar para Todos - Thrity N. Umrigar

A vida dos moradores do edifício Wadia, construído há 120 anos em Bombaim, na Índia, serviu para o desenvolvimento da história. Um casamento reuniu antigos moradores e criou oportunidades para lembranças de fatos e experiências, motivadas por intervenções familiares e políticas.
Projetos pessoais, a exemplo do que aconteceu com a jovem Dosamai, cujo casamento foi imposto pelo pai, e a separação do indiano Soli da namorada judia Mariam, são alguns dos relatos mais instigantes do texto.

Observam-se algumas citações políticas sobre a independência da Índia e percebem-se contradições de famílias, que apesar de concordarem com o movimento político liderado por Gandhi, enviam seus filhos para a Inglaterra e para os Estados Unidos na busca de outras culturas. Muitos dos que se vão com este objetivo, resolvem permanecer naqueles países, devido às oportunidades oferecidas.

Enquanto os moradores do edifício reclamavam do açougueiro, do leiteiro, e dos valores exorbitantes do queijo e da manteiga, os de rua que habitavam o entorno sofriam da falta de políticas sociais. Este fato, na medida em que os moradores do Wadia melhoravam de condições econômicas eram obrigados a se privar do acesso a bens para não serem agredidos. A discrepância social era tão grande que os ricos não podiam ostentar suas riquezas.

Conviver no Wadia era cômico, e ao mesmo tempo excêntrico.
O texto apresenta melodrama de relacionamento entre pessoas da mesma família por dividirem a mesma casa; problemas psicológicos provocados em jovens por terem sido jogados em relações sexuais sem a devida preparação; paixões interrompidas abruptamente por questões religiosas; e até hábitos e costumes socialmente inaceitáveis em sociedades modernas, a exemplo de famílias colocarem seus mortos para serem comidos pelos abutres.
A autora aborda vários temas e não consegue aprofundar-se em nenhum deles. O leitor, por sua vez, termina insatisfeito com o que leu.

Informações sobre o autor – Thrity N. Umrigar é jornalista, e leciona na Case Western Reserve University. Escreveu “A distância entre nós” e “A doçura do mundo”. Ganhou o prêmio Neiman Fellowship da Harvard Universsity. Cresceu na cidade de Bombaim, na Índia, e mora em Cleveland, Ohio.

Um comentário:

  1. Você gostou desse livro do Thruty Umrigar?
    Todas as obras dele estão nesse site: http://www.novafronteira.com.br/umrigar.
    Vale a pena uma olhada

    ResponderExcluir